Pelo menos 12 famílias não estão em suas casas, só na localidade de Passo do Verde, onde a situação da chuva é mais crítica em Santa Maria. Mas, de acordo com o chefe da Defesa Civil em Santa Maria, Adelar Vargas, a situação desta terça-feira é mais tranquila e os níveis dos rios estão baixando. A preocupação maior é o Rio Vacacaí.
Os outros rios já baixaram em Santa Maria. Hoje é dia de colocar as roupas no sol e abrir a casa. Mas a nossa maior preocupação continua sendo o Passo do Verde. Se em São Gabriel abrirem as comportas da barragem, é possível que aqui aumente o nível do rio orientou.
Segundo o Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, a ponte de acesso da ERS-511, na Estrada Norberto José Kipper, foi liberada por volta das 8h50min desta terça-feira. Uma equipe do Daer esteve no local fazendo a vistoria da ponte e liberou o trânsito no local. O trecho estava interditado desde as 11h30min de segunda-feira.
Moradores de Santa Maria começam a levantar móveis com medo de alagamentos
Já o trecho em que foi feito o desvio para chegar ao Hotel Fazenda Pampas, ao lado da Rua Angelin Bortoluzzi, continua interrompido. O desvio foi levado pela água na tarde de segunda-feira. A alternativa é uma rota que passa por Arroio Grande. Para acessá-la, é precisoentrar na Avenida João Machado Soares e seguir até a VRS-304, acessar a estrada Norberto José Kipper e, então, entrar na Estrada Municipal Daniel Rizzi.Para doar
Segundo o chefe da Defesa Civil de Santa Maria, Adelar Vargas, uma campanha de solidariedade a nível estadual está sendo montada, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Cruz Vermelha, para ajudar famílias que perderam seus pertences ou suas casas com as chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.
Quem quiser doar roupas, alimentos, colchões e outros mantimentos pode ir até a sede do Corpo de Bombeiros em Santa Maria e levar os materiais para doação. Eles serão encaminhados à famílias de Santa Maria que precisem de ajuda e também para famílias de outras cidades que sofreram com as enchentes.
"